EdUFR
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando EdUFR por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInfância do movente: memórias e reflexões pedagógicas sob o prisma da filosofia de Henri Bergson(2022-03-17) Trevisan, Marlon DantasA infância do movente é a ideia norteadora deste livro, que possui a virtude de agregar a história pessoal e docente do professor pesquisador Marlon Dantas Trevisan ao pensamento de Henri Bergson, encontrando aí conceitos filosóficos propícios para uma nova abordagem da Filosofia da Educação. A ideia de que o etapismo, bem como as diferentes formas teóricas de classificação do desenvolvimento da infância, acaba por desnaturar a experiência da própria infância encontra ressonâncias com a noção bergsoniana de que a inteligência tende a homogeneizar, coordenar e hierarquizar qualquer objeto que passe por suas malhas, e por conseguinte a própria teoria pedagógica, na medida em que se quer científica. A partir disso, o autor desenvolve uma poética aproximação entre temas que parecem distantes, como a rigidez do ensino e a tendência espacializante da consciência, que nos arranca a liberdade, à medida que esquarteja o fluxo de duração, no contexto do primeiro capítulo, em que analisa o livro Ensaios Imediatos da Consciência.
- ItemEducação, cultura e diferenças: olhares interseccionais(2022-10-29) MARIANO, Carmem Lúcia Sussel; GOMES, Aguinaldo Rodrigues; SALGADO, Raquel Gonçalves (orgs.)Organizada por Carmem Lúcia Sussel Mariano, Aguinaldo Rodrigues Gomes e Raquel Gonçalves Salgado, esta coletânea propõe-se a percorrer temas sobre infâncias e juventudes na educação e na sociedade: direitos da criança e do adolescente; racismos, pobreza e encarceramento; mídia e comunicação; gêneros e sexualidades, violências contra crianças, jovens mulheres, pretas/os; diferenças, deficiências e inclusão; memórias, histórias e narratividades de grupos subalternizados; educação contrarracista. As seções temáticas da coletânea expressam os pontos nodais que aglutinam os textos produzidos pelas/os pesquisadoras/es que atuam na linha de pesquisa “Educação, cultura e diferenças”, dando organicidade e visibilidade aos temas que abarcam processos de inclusão, alteridade, performatividades de gênero e violências, práticas antirracistas e narrativas educacionais. Os textos, em cada seção, descrevem, analisam e problematizam as infâncias e juventudes nos contextos educacionais, midiáticos e sociais situando as políticas de extermínio, invisibilização e opressão de crianças e jovens em suas interseccionalidades de raça, gênero, classe, sexualidade e corporais. Ao mesmo tempo, apresentam análises sobre as micropolíticas produzidas pelas potências de vida desses grupos que são resistências aos processos de violência e opressão.
- ItemViolência contra o professor: experiências, direitos e formação(2023-08-30) Cante, Vanderlei BonotoAborda estudos e pesquisas sobre violência, pouco trabalhados à época de sua investigação, 2014, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEdu/UFMT), Campus de Rondonópolis. Apresenta resultados de estudos na dissertação intitulada: “Sou professora e fui agredida: a formação do professor para enfrentar a violência na escola”, a partir da investigação do tema por um profissional que compreende a violência sob o ponto de vista da experiência, ao conviver cotidianamente com casos de socorro aos violentados, enquanto Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, e também como um jurista que estudou e coordenou o Observatório da violência no município de Rondonópolis, além de exercer a docência no Ensino Superior, ministrando aulas no curso de Direito, nas disciplinas de Criminologia e Direito Penal por muitos anos. Assim, neste livro Bonoto aprofunda o tema sobre a violência na docência, explorando as matrizes curriculares de cursos de Pedagogia, em que a ausência de conteúdos sobre a violência na escola, especificamente no professor, está evidenciada. A partir de tal constatação, o autor envolve-se com referenciais teóricos da área, entre eles: Charlot (2002), Gatti e Nunes (2009), Nóvoa (1999), Pozzoli (2013) e Reali (2002). Propicia, ainda, ao leitor, um mapeamento das pesquisas sobre violência e sua mínima incidência sobre os casos na docência, aborda a legislação e situa alguns casos de violência com professores, trazendo docentes que aceitaram participar da sua pesquisa. Nas narrativas dos agredidos, observam-se casos que chocam o leitor, ao demonstrar que os docentes não encontram apoio na gestão, desconhecem a legislação e a ausência de sua formação, ou conhecimento sobre possibilidades de defesa, o que contribui para sua inércia, depressão e adoecimento. A importância da pesquisa e dos dados evidenciados gerou aprovação de trabalhos do autor, publicados em eventos em Portugal, Chile e muitas regiões do Brasil, assim como a publicação de artigo em revista e capítulo de livro.
- ItemGrupo de pesquisa InvestigAção 20 anos: movimentos de pesquisa em educação(2023-10-25) Rocha, Simone Albuquerque da; Martins, Rosana MariaEsta obra tem como objetivo evidenciar as produções dos mestrandos que se dedicaram a mais uma importante e inovadora criação textual, ao construírem teorizações em releituras de suas produções, em um exercício de empoderamento de suas reflexões para, a partir de então, tecerem novas narrativas, em um trabalho pujante de análises profundas entre tempos diferenciados de pesquisa, saberes e realidade. Nesta obra, apresentamos o grupo de pesquisa InvestigAção/UFR e suas produções ao longo do tempo, em novos olhares para desafios educacionais contemporâneos, as quais registram, cronologicamente, a existência do InvestigAção. Convidamos você à leitura e a mais um espaço de formação.
- ItemImpacto inspirador das mulheres na ciência e em funções de liderança na Universidade Federal de Rondonópolis - MT(2024-03-22) Bonfim-Silva, Edna Maria; Guimarães, Salomão Lima; Bignardi, Annaiza Braga; Peres-Oliveira, Maria Aparecida; Sales, Jepherson Correia; Beuter, Carlos Henrique; Nassr, Azize Cristina Capelli; Dia, Magna Aparecida Unas; Koetz, Márcio; Magnani, Josimara AparecidaAs mulheres e meninas brasileiras sempre demonstraram uma força incrível e uma capacidade de superação admirável. Ao longo dos anos, foram se destacando em diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento do país e provando que são tão capazes de desenvolver trabalhos científicos de impactos tanto quanto os seus colegas homens. A Universidade Federal de Rondonópolis exemplifica o talento feminino em uma ampla gama de áreas. As mulheres e meninas que atuam na instituição têm se destacado em diversos campos do conhecimento, produzindo pesquisas e tecnologias de alta qualidade, com elevada contribuição para o avanço do saber, desempenhando papéis transformadores e de grande importância no impacto social, cultural, econômico e ambiental. Além de se destacarem na ciência e tecnologia, as mulheres da UFR também ocupam funções de destaque como gestoras, tanto no âmbito acadêmico quanto administrativo.
- ItemReprodução animal: bases, aplicações e biotécnicas(EdUFR, 2024-05-10) Berber, Rodolfo Casimiro de AraujoA reprodução é um dos pilares fundamentais da produção animal, desempenhando um papel crucial na sustentabilidade e no desenvolvimento contínuo da agropecuária. Este livro aborda de forma abrangente e detalhada as bases científicas da reprodução animal, desde os mecanismos fisiológicos fundamentais até as mais avançadas biotécnicas reprodutivas. Os capítulos desta obra são o resultado de uma cuidadosa seleção de conteúdos, elaborados por especialistas com vasta experiência em suas respectivas áreas de atuação. Desde a compreensão dos processos reprodutivos naturais até a aplicação de tecnologias de reprodução assistida, os leitores encontrarão informações atualizadas e relevantes para a prática profissional e para a pesquisa científica. Além disso, este livro não se limita apenas à abordagem teórica, mas também oferece uma visão prática e aplicada, contemplando exemplos e casos reais que ilustram a importância e a eficácia das diferentes estratégias reprodutivas na otimização da produção animal. Ao reunir o conhecimento e a expertise de diversos especialistas, "Reprodução Animal: Bases, Aplicações e Biotécnicas" se destaca como uma fonte indispensável de informação para estudantes, pesquisadores e profissionais envolvidos no manejo e na reprodução de animais. Esperamos que esta obra contribuísse significativamente para o avanço do conhecimento e para o aprimoramento das práticas na área da produção animal.
- ItemTradução pedagógica e aprendizagem direcionada por dados : caderno de atividades(2024-11-13) Bonalumi, Emiliana F.; Camargo, Diva Cardoso de; Teixeira, Walkiria França Vieira e; Pinto, Paula Tavares; Carvalho, Carolina Tavares de; Costa. Jeane CardosoO Caderno de Atividades: Tradução Pedagógica e Aprendizagem Direcionada por Dados é o produto de meu Pós-Doutorado intitulado “Aprendizagem Direcionada por Dados: Elaboração de atividades Didáticas em Línguas Inglesa e Portuguesa”, desenvolvido na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de São José do Rio Preto, sob orientação da Profa. Dra. Diva Cardoso de Camargo. Este trabalho visa disseminar os conhecimentos adquiridos ao longo do estudo, oferecendo uma abordagem prática e teórica sobre a aplicação do DDL no ensino de línguas. Um dos objetivos centrais de meu pós-doutorado foi ministrar minicursos e aulas que abordassem a integração do DDL no desenvolvimento das cinco habilidades essenciais no ensino de línguas: compreensão oral, fala, escrita, leitura e tradução pedagógica.