E-books
URI Permanente para esta coleção
Esta coleção contém os e-books publicados pela EdUFR.
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 7
- ItemEducação, cultura e diferenças: olhares interseccionais(2022-10-29) MARIANO, Carmem Lúcia Sussel; GOMES, Aguinaldo Rodrigues; SALGADO, Raquel Gonçalves (orgs.)Organizada por Carmem Lúcia Sussel Mariano, Aguinaldo Rodrigues Gomes e Raquel Gonçalves Salgado, esta coletânea propõe-se a percorrer temas sobre infâncias e juventudes na educação e na sociedade: direitos da criança e do adolescente; racismos, pobreza e encarceramento; mídia e comunicação; gêneros e sexualidades, violências contra crianças, jovens mulheres, pretas/os; diferenças, deficiências e inclusão; memórias, histórias e narratividades de grupos subalternizados; educação contrarracista. As seções temáticas da coletânea expressam os pontos nodais que aglutinam os textos produzidos pelas/os pesquisadoras/es que atuam na linha de pesquisa “Educação, cultura e diferenças”, dando organicidade e visibilidade aos temas que abarcam processos de inclusão, alteridade, performatividades de gênero e violências, práticas antirracistas e narrativas educacionais. Os textos, em cada seção, descrevem, analisam e problematizam as infâncias e juventudes nos contextos educacionais, midiáticos e sociais situando as políticas de extermínio, invisibilização e opressão de crianças e jovens em suas interseccionalidades de raça, gênero, classe, sexualidade e corporais. Ao mesmo tempo, apresentam análises sobre as micropolíticas produzidas pelas potências de vida desses grupos que são resistências aos processos de violência e opressão.
- ItemViolência contra o professor: experiências, direitos e formação(2023-08-30) Cante, Vanderlei BonotoAborda estudos e pesquisas sobre violência, pouco trabalhados à época de sua investigação, 2014, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEdu/UFMT), Campus de Rondonópolis. Apresenta resultados de estudos na dissertação intitulada: “Sou professora e fui agredida: a formação do professor para enfrentar a violência na escola”, a partir da investigação do tema por um profissional que compreende a violência sob o ponto de vista da experiência, ao conviver cotidianamente com casos de socorro aos violentados, enquanto Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, e também como um jurista que estudou e coordenou o Observatório da violência no município de Rondonópolis, além de exercer a docência no Ensino Superior, ministrando aulas no curso de Direito, nas disciplinas de Criminologia e Direito Penal por muitos anos. Assim, neste livro Bonoto aprofunda o tema sobre a violência na docência, explorando as matrizes curriculares de cursos de Pedagogia, em que a ausência de conteúdos sobre a violência na escola, especificamente no professor, está evidenciada. A partir de tal constatação, o autor envolve-se com referenciais teóricos da área, entre eles: Charlot (2002), Gatti e Nunes (2009), Nóvoa (1999), Pozzoli (2013) e Reali (2002). Propicia, ainda, ao leitor, um mapeamento das pesquisas sobre violência e sua mínima incidência sobre os casos na docência, aborda a legislação e situa alguns casos de violência com professores, trazendo docentes que aceitaram participar da sua pesquisa. Nas narrativas dos agredidos, observam-se casos que chocam o leitor, ao demonstrar que os docentes não encontram apoio na gestão, desconhecem a legislação e a ausência de sua formação, ou conhecimento sobre possibilidades de defesa, o que contribui para sua inércia, depressão e adoecimento. A importância da pesquisa e dos dados evidenciados gerou aprovação de trabalhos do autor, publicados em eventos em Portugal, Chile e muitas regiões do Brasil, assim como a publicação de artigo em revista e capítulo de livro.
- ItemReprodução animal: bases, aplicações e biotécnicas(EdUFR, 2024-05-10) Berber, Rodolfo Casimiro de AraujoA reprodução é um dos pilares fundamentais da produção animal, desempenhando um papel crucial na sustentabilidade e no desenvolvimento contínuo da agropecuária. Este livro aborda de forma abrangente e detalhada as bases científicas da reprodução animal, desde os mecanismos fisiológicos fundamentais até as mais avançadas biotécnicas reprodutivas. Os capítulos desta obra são o resultado de uma cuidadosa seleção de conteúdos, elaborados por especialistas com vasta experiência em suas respectivas áreas de atuação. Desde a compreensão dos processos reprodutivos naturais até a aplicação de tecnologias de reprodução assistida, os leitores encontrarão informações atualizadas e relevantes para a prática profissional e para a pesquisa científica. Além disso, este livro não se limita apenas à abordagem teórica, mas também oferece uma visão prática e aplicada, contemplando exemplos e casos reais que ilustram a importância e a eficácia das diferentes estratégias reprodutivas na otimização da produção animal. Ao reunir o conhecimento e a expertise de diversos especialistas, "Reprodução Animal: Bases, Aplicações e Biotécnicas" se destaca como uma fonte indispensável de informação para estudantes, pesquisadores e profissionais envolvidos no manejo e na reprodução de animais. Esperamos que esta obra contribuísse significativamente para o avanço do conhecimento e para o aprimoramento das práticas na área da produção animal.
- ItemImpacto inspirador das mulheres na ciência e em funções de liderança na Universidade Federal de Rondonópolis - MT(2024-03-22) Bonfim-Silva, Edna Maria; Guimarães, Salomão Lima; Bignardi, Annaiza Braga; Peres-Oliveira, Maria Aparecida; Sales, Jepherson Correia; Beuter, Carlos Henrique; Nassr, Azize Cristina Capelli; Dia, Magna Aparecida Unas; Koetz, Márcio; Magnani, Josimara AparecidaAs mulheres e meninas brasileiras sempre demonstraram uma força incrível e uma capacidade de superação admirável. Ao longo dos anos, foram se destacando em diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento do país e provando que são tão capazes de desenvolver trabalhos científicos de impactos tanto quanto os seus colegas homens. A Universidade Federal de Rondonópolis exemplifica o talento feminino em uma ampla gama de áreas. As mulheres e meninas que atuam na instituição têm se destacado em diversos campos do conhecimento, produzindo pesquisas e tecnologias de alta qualidade, com elevada contribuição para o avanço do saber, desempenhando papéis transformadores e de grande importância no impacto social, cultural, econômico e ambiental. Além de se destacarem na ciência e tecnologia, as mulheres da UFR também ocupam funções de destaque como gestoras, tanto no âmbito acadêmico quanto administrativo.
- ItemGrupo de pesquisa InvestigAção 20 anos: movimentos de pesquisa em educação(2023-10-25) Rocha, Simone Albuquerque da; Martins, Rosana MariaEsta obra tem como objetivo evidenciar as produções dos mestrandos que se dedicaram a mais uma importante e inovadora criação textual, ao construírem teorizações em releituras de suas produções, em um exercício de empoderamento de suas reflexões para, a partir de então, tecerem novas narrativas, em um trabalho pujante de análises profundas entre tempos diferenciados de pesquisa, saberes e realidade. Nesta obra, apresentamos o grupo de pesquisa InvestigAção/UFR e suas produções ao longo do tempo, em novos olhares para desafios educacionais contemporâneos, as quais registram, cronologicamente, a existência do InvestigAção. Convidamos você à leitura e a mais um espaço de formação.